Devido à imaturidade emocional e à dificuldade de se expressar de forma adequada, as crianças até 4 ou 5 anos de idade podem manifestar comportamentos que podem ser confundidos com opositores ou desafiadores. Choros ou agir “do contra” quando contrariada são exemplos desses comportamentos.
A birra infantil é caracterizada por choro forte associado a movimentos de intensa irritação, jogando-se no chão ou agredindo a figura de autoridade num descontrole que progride e assusta em alguns momentos. Ela se manifesta ao ser impedido, contrariado, retirado de uma situação prazerosa ou em situações sociais junto a outras pessoas onde quer chamar atenção. A birra nada tem a ver com o transtorno opositivo desafiador, sendo somente um modo imaturo de expressar sua frustração. Ela tende a diminuir com o passar do tempo e desaparecer até os 4 anos de idade dependendo de como os pais lidam com isto. Tendem a ocorrer somente com adultos/autoridades, sem agredir outras crianças de sua idade e com as quais ela convive. Pais que valorizam ou intensificam a sua ocorrência, podem reforçar estas atitudes inadequadas. Em contrapartida, crianças opositoras costumam reagir de forma mais intensa e constante, são muito irritadas e agressivas em vários momentos e de forma generalizada tanto com autoridades quanto com seus pares de mesma idade.
São mais reativas, choram demais por qualquer coisa, acabam afastando seus amiguinhos de si, fazem com que pessoas de sua própria família evitem ficar com ela, levam a reclamações frequentes nas pré-escolas. Os pais não conseguem controlar sua raiva somente ignorando, pois ela continuará voltando ao que quer inclusive com atitudes vingativas, maldosas, agredindo outras crianças ou seus irmãos para impressionar o adulto que a contrariou e ainda obter o que deseja.
Abaixo, características das birras infantis comuns e as que definem um possível Transtorno Opositivo Desafiador:
Birras Típicas: Ocorrem entre os 8 meses e 4 anos e tende a se auto-limitar com o tempo e a com a postura dos pais. O desenvolvimento da criança segue normal e os problemas de comportamento estão ausentes.
Comportamento opositor: Persiste para além dos 4 anos de idade, seguindo ao longo da infância e adolescência, não reduzindo facilmente. No que concerne ao desenvolvimento, pode ter atraso e dificuldades de socialização. Os problemas de comportamento são muito presentes.
Comments