Os problemas de comportamento infantil causam efeitos no sistema familiar. Acarretam disfunções familiares, onde os pais, muitas vezes, se veem impotentes frente ao comportamento desafiador da criança – visto como “incorrigível” - sentindo-se incompetentes em suas funções parentais.
O treinamento de pais é apontado como a modalidade de tratamento melhor estabelecida para o tratamento de transtornos disruptivos em crianças, sendo amplamente utilizada para o tratamento de Transtorno de Conduta e Transtorno Desafiador Opositivo, entre outros. A melhora das práticas educativas utilizadas pelos pais contribuem para a adequação comportamental da criança.
O Programa de Treinamento de Pais busca encorajar os pais a tomarem uma posição cada vez mais ativa no processo de educação de seus filhos, fazendo com que a criança e seus pais sejam agentes de sua própria mudança. Através de um programa realizado em 16 encontros, composto por uma avaliação inicial - onde, por meio de instrumentação psicológica, há o levantamento de indicadores de problemas comportamentais na criança - seguido por intervenções, onde os pais são instruídos a modificar o relacionamento com seus filhos, diminuir os comportamentos desadaptativos e incentivar os comportamentos pró-sociais de suas crianças.
Entre os tópicos abordados no programa, estão: estabelecer e negociar regras, solicitar mudança de comportamento, fazer críticas de maneira habilidosa, expressar sentimentos negativos conversando, oferecer abertura para os filhos falarem de seus problemas e auxiliar na resolução dos problemas destes.
Entre em contato para maiores informações: