top of page

TDAH: Algumas dicas para a dificuldade de organização

Entre os sintomas de desatenção que caracterizam o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) estão a dificuldade em organizar tarefas e atividades e evitar/relutar envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante, além de ser facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa e apresentar esquecimento em atividades diárias.



Por isso, listamos aqui algumas dicas e ferramentas práticas que podem ajudar a se organizar melhor:


- Praticar um planejamento proativo. Toda noite planejar o dia seguinte: separar os materiais necessários, como livros, roupas, chaves, telefones celulares, medicamentos, etc. Usar qualquer material, como caixas transparentes, gavetas, que facilitem a estruturação da vida da pessoa, diminuam as pilhas de coisas bagunçadas.


- Preparar uma lista de “afazeres”, com tarefas importantes ou prioridades e que esteja sempre disponível. Colocar lembretes em locais estratégicos em casa e no trabalho, para manter-se focado nos objetivos. O uso de alarmes pode servir como lembrete para verificar se permanece focado no objetivo do dia.


- Praticar o uso de agendas e organizadores, e treinar a anotação dos compromissos e obrigações imediatamente. Checar consistentemente e deixá-los sempre visíveis (“fora da vista, fora da mente”). Uso de agendas no computador, especialmente quando podem ser sincronizadas com celulares, é uma excelente opção para adolescentes. Estas agendas têm a vantagem de permitir o envio de e-mails ou a inserção de alarmes antes do evento.


- Enfrentamento da distratibilidade: quebrar as tarefas em partes menores que se encaixem no período de tempo em que você consegue se manter concentrado. Utilizar alarmes para auxiliá-lo a permanecer focado nas tarefas.

コメント


bottom of page