O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) consiste num padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento do indivíduo. Ele pode ser classificado como: predominantemente desatento, com a manifestação de sintomas de desatenção; predominantemente hiperativo, apresentando sintomas de hiperatividade ou do tipo misto, onde estão presentes tanto sintomas de desatenção como de hiperatividade.
A avaliação psicológica, realizada por meio de instrumentos como testes psicológicos, entrevistas clínicas e escalas de rastreio é utilizada para realizar o diagnóstico do transtorno.
Normalmente, os sintomas se apresentam ainda na infância, antes dos 12 anos de idade. Os principais sinais de que a criança possa ter TDAH, são os seguintes:
1 - Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares;
2 - Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p. ex., dificuldade de manter o foco durante aulas, conversas ou leituras prolongadas);
3 - Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente (p. ex., parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia);
4 - Não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares (p. ex., começa as tarefas, mas rapidamente perde o foco);
5 - Evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (p. ex., trabalhos escolares ou lições de casa);
6 - Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros);
7 - É facilmente distraído por estímulos externos;
8 - Remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira;
10 - Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado (p. ex., sai do seu lugar em sala de aula);
11 - Corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado;
12 - Com frequência é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente, “não para”, agindo como se estivesse “com o motor ligado”;
13 - Frequentemente fala demais;
14 - Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar);
15 - Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez (p. ex., aguardar em uma fila), interrompe ou se intromete (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou atividades).
Kommentare