top of page

O Treinamento de Pais e sua eficácia para os problemas de comportamento na infância

Os comportamentos disruptivos se caracterizam, essencialmente, por um padrão de comportamento negativista, desafiador, impaciente, vingativo e hostil, frequentemente expresso por atos de teimosia e obediência, pelas dificuldades em assumir erros e pela intenção deliberada de agir para incomodar outras pessoas. Eles são os responsáveis por grande parte da procura por serviços psicológicos, devido ao grande impacto que causam na dinâmica familiar. Crianças que não aceitam regras, que desafiam e enfrentam os pais, negando-se a atender seus pedidos acaba por gerar um desgaste nas relações familiares.




Os programas de treinamento para pais têm se mostrado eficazes no tratamento dos transtornos disruptivos, já que consistem em ensinar aos pais os determinantes dos comportamentos das crianças e as estratégias educativas que incluem o reforço de condutas adequadas, o envolvimento parental e as técnicas disciplinares.


A proposta de orientar ou treinar pais está ligada à terapia cognitivo-comportamental, considerando que tanto os comportamentos adequados quanto os inadequados são produtos de um processo de aprendizagem que ocorre nas interações que o indivíduo estabelece. Como os comportamentos são determinados pela orientação com o ambiente, a orientação parental é uma tentativa de abranger o maior número de variáveis envolvidas no comportamento infantil.  

 

Oferecemos o treinamento de pais em forma de grupos ou individualmente, onde são aplicados instrumentos para avaliar a prática parental e suas dificuldades, focando em pontos a serem desenvolvidos pelos pais no manejo do comportamento de seus filhos.


Interessou? Entre em contato, mencionando Treinamento de Pais e receba mais informações!

Comments


bottom of page