top of page

As Explosões de Raiva na Criança | Psicóloga Maisa Lanzarin

Pela falta de maturidade neurológica e emocional, é bastante comum a manifestação dos ditos “maus comportamentos” durante a infância. Choro e reações interpretadas pelos adultos como “birras” são, na verdade, a forma que a criança encontra para externalizar que algo não está bem. Afinal, ela ainda não tem a capacidade de lidar com seus sentimentos e em muitas vezes sequer identificá-los.


No entanto, quando a criança passa a apresentar uma maior irritabilidade e explosões recorrentes de raiva como reação a pequenas frustrações, pode ser um sinal de alerta. Um transtorno identificado na infância – com início normalmente por volta dos 06 anos e, com maior prevalência, até os 10 anos – o Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor é caracterizado por irritabilidade crônica, manifestada por explosões de raiva verbais ou comportamentais (agressão contra propriedade, si mesmos ou outros) frequentes que aconteçam em mais de um ambiente (em casa e na escola, por exemplo). Os pais identificam a sua criança como facilmente irritável ou normalmente zangada.


Trata-se de um transtorno que exige tratamento psicológico desde a infância, uma vez que crianças cronicamente irritáveis podem ter uma predisposição maior para transtornos depressivos ou de ansiedade na idade adulta. Por isso, é importante que os pais estejam atentos aos sinais e busquem ajuda profissional. O tratamento psicológico abrange os atendimentos à criança e orientações a pais para o manejo dos sintomas.

Gostaria de saber mais ou agendar um horário? Clique aqui para entrar em contato.

コメント


bottom of page