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As cinco dimensões para uma comunicação eficaz




A comunicação entre as pessoas pode ser bastante complicada e com frequência deficiente. Isso porque cada mensagem se constitui na verdade de diversos níveis de mensagens, comunicadas simultaneamente. Esses níveis podem ser pensados como dimensões de comunicação.


A primeira dimensão, chamada de verbal consiste nas palavras ditas. Por exemplo, “Vejo que você arrumou o quarto”. A comunicação pode se tornar problemática quando as palavras sugerem mais do que o emissor da mensagem está dizendo diretamente: “Vejo que você finalmente arrumou o quarto”. O acréscimo de apenas uma palavra pode mudar um comentário neutro ou transformar o reconhecimento de um evento positivo em uma crítica.


Já a dimensão não-verbal da comunicação inclui o tom da voz na transmissão da mensagem (p. ex., raiva, divertimento, sarcasmo). Assim como a expressão facial do emissor da mensagem (p. ex., sorrindo, com a testa franzida), a postura corporal (p. ex., com os braços cruzados), o volume do discurso (alto, suave), o grau de velocidade do discurso (p. ex., rápido, devagar, com pausas frequentes) e o momento em que a mensagem é transmitida (p. ex., durante uma discussão ou assim que o emissor da mensagem entra em casa).


Não somente o conteúdo e a escolha das palavras, mas a ideia geral transmitida com a mensagem é a terceira dimensão da comunicação, enquanto a quarta dimensão da comunicação consiste na relação de valor da mensagem. É geralmente transmitida por meio da escolha das palavras do emissor da mensagem e dos comportamentos não-verbais. Essa dimensão da mensagem indica o caminho que o emissor enxerga na sua relação com o receptor.


A quinta dimensão da comunicação é a consistência entre a mensagem pretendida e a mensagem recebida. A mensagem pretendida é o que o emissor quer comunicar para a outra pessoa. Embora a mensagem enviada seja precisa, a informação não-verbal enviada juntamente às palavras pode alterar o significado de modo a tornar a mensagem recebida diferente da mensagem pretendida.


O emissor pode transmitir muito mais que palavras, assim como o receptor pode alterar as mensagens por “extrair um significado” além ou aquém do que o emissor está transmitindo. Às vezes, o ouvinte escuta uma mensagem com um tom não-verbal ou relação de valor diferente na voz do falante e que ocorreu de fato, ou escuta a parte negativa da mensagem e desconsidera a parte positiva.


Os problemas de comunicação podem resultar da ausência de informação de alguma dessas dimensões. Por exemplo, quando um dos cônjuges diz “Eu te amo” e outro não diz nada, o primeiro pode perceber a ausência de resposta como uma rejeição. Falhar na reciprocidade das mensagens não-verbais (p. ex., não retribuir um sorriso ou não corresponder à tentativa de outra pessoa de fazer contato visual) também pode causar tensão entre os indivíduos. Quando as várias dimensões de uma mensagem não são coerentes entre si, o receptor pode se confundir. Ele normalmente “acredita” no componente da mensagem que seja mais importante ou que repercuta melhor com o seu estado de humor interno.


No entanto, comunicar-se de forma clara e objetiva, posicionar-se diante de situações desagradáveis, comunicar desagrado a alguém, são habilidades que podem ser treinadas.


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