top of page

Anorexia Nervosa: O perfil por trás desse transtorno | Psicóloga Maisa Lanzarin

A Anorexia Nervosa é um transtorno alimentar caracterizado pela restrição da ingesta calórica em relação às necessidades, levando a um peso corporal significativamente baixo (inferior ao peso mínimo normal), seguido por medo intenso de engordar e uma perturbação no modo como o próprio peso ou forma corporal são vivenciados, causando uma distorção na imagem corporal. Predominantemente no sexo feminino, a paciente se mostra muito preocupada com peso e em ser magra, apresenta traços obsessivos, normalmente possui familiares igualmente preocupados com peso (como mães, por exemplo) e muitas têm histórico de transtorno de ansiedade já na infância.


A preocupação com o peso atrelada à baixa auto-estima gera crenças distorcidas (a respeito do peso, do formato corporal e da própria alimentação – “alimentos proibidos”) que leva a sentimentos negativos e, como consequência, a restrição alimentar – num ciclo vicioso que se retroalimenta. Entre as crenças distorcidas mais comuns, estão:

– “ Se eu comer determinado alimento, vou engordar muito e as pessoas terão nojo de mim”; – “Preciso ser muito magra para ter valor”; – “Por mais que me digam que estou bem, eu sei que estou gorda”.

Como fatores importantes para a predisposição, estão o padrão de magreza estabelecido pela sociedade, padrões elevados de autocrítica e obsessividade e reforço pela magreza. Em comorbidade, outros transtornos podem estar associados, como Transtorno de Humor Bipolar, Depressão, Transtorno de Ansiedade, Transtorno Obsessivo-compulsivo e de abuso de substâncias, além de outros transtornos alimentares. Por isso, é imprescindível o tratamento médico e psicológico nesses casos.

Gostaria de saber mais ou agendar um horário? Clique aqui para entrar em contato.

bottom of page